Da Agência Reuters
“Os Fabelmans”, o filme de Steven Spielberg inspirado em sua adolescência, e a comédia de humor negro “Os Banshees de Inisherin” conquistaram os principais prêmios de cinema do Globo de Ouro na terça-feira, enquanto Hollywood retornou à uma premiação que havia sido boicotada na televisão por um escândalo.
“Os Fabelmans” venceu o prêmio de melhor filme de drama na cerimônia repleta de estrelas em Beverly Hills. “Os Banshees de Inisherin”, a história de amigos rivais em uma ilha irlandesa, levou o prêmio de melhor filme de musical ou comédia.
As vitórias devem dar a ambos os filmes um impulso no caminho para o Oscar em março.
Spielberg, que também ganhou o prêmio de melhor diretor, baseou “Os Fabelmans” em sua vida real como um adolescente lidando com as lutas conjugais de seus pais e o antissemitismo. Ele disse que estava “escondendo essa história desde os 17 anos”.
Celebridades e a emissora NBC haviam abandonado o Globo de Ouro em 2022 por causa de irregularidades éticas na Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), o grupo que distribui os prêmios.
O futuro da premiação foi colocado em dúvida depois que uma investigação do Los Angeles Times em 2021 revelou que a organização não tinha jornalistas negros em suas fileiras. Alguns membros foram acusados de fazer comentários sexistas e racistas e de solicitar favores de celebridades e estúdios de cinema.
Uma associação maior e mais diversificada e outras mudanças do HFPA persuadiram muitas das maiores estrelas do cinema e da televisão a apoiar a cerimônia deste ano, que fornece publicidade para vencedores e indicados e, muitas vezes, aumenta suas chances no Oscar.
Lista de vencedores refletiu uma ampla gama de diversidade
“Abbott Elementary”, série sobre professores em uma escola pública predominantemente negra, foi eleita a melhor comédia de televisão e recebeu prêmios de atuação para a estrela e criadora Quinta Brunson e para o ator coadjuvante Tyler James Williams.
A atriz malaia Michelle Yeoh, premiada por seu papel principal no filme de ação “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, lembrou que disse ter sido chamada de “minoria” e questionada se ela falava inglês no início de sua carreira.
Ryan Murphy, que trouxe várias histórias LGBTQ+ para a televisão, recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra.
Os dois maiores sucessos de bilheteria de 2022, “Avatar: O Caminho da Água” e “Top Gun: Maverick” não levaram nenhum prêmio.
Confira outras notícias da editoria CULTURA clicando aqui.