Campeonato Carioca começa nesta quinta-feira

por | 12 jan, 2023

Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa

 

O Campeonato Estadual mais charmoso do Brasil terá sua partida de abertura nesta quinta-feira com o atual campeão da Taça Libertadores da América e da Copa do Brasil em campo. O Maracanã será palco, às 21h30, de Flamengo x Audax Rio. O jogo, na verdade, é válido pela quinta rodada da competição, mas foi antecipado por conta dos demais compromissos do rubro-negro no início de temporada: Mundial Interclubes, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.

Exatamente por conta de tantos compromissos do Flamengo, tido como favorito para a conquista do título após o vice-campeonato em 2022, quando perdeu a final para o Fluminense, é que o clube colocará em campo uma formação sem seus principais atletas nesta quinta.

A tabela cheia de jogos do Rubro-Negro, aliada a manutenção da base do time do Fluminense – que realizou ótima temporada no ano passado além do título estadual – e a clara melhoria dos elencos de Vasco e Botafogo, agora apoiado por SAFs, prometem fazer do torneio de 2023 um dos mais equilibrados dos últimos anos.

 

Confira as principais armas dos quatro grandes na disputa pelo título

 

FLAMENGO

 

Mesmo priorizando outras competições, é o favorito ao título. O elenco fortíssimo não perdeu nenhuma peça importante e ainda repatriou o craque Gérson, que preferiu voltar ao clube mesmo fazendo grande temporada no Olympique de Marselha. A expectativa fica por conta do que resultará da troca de Dorival Júnior por Vítor Pereira no comando técnico e de como o clube irá reagir aos resultados que obtiver no Mundial Interclubes, na Recopa Sul-Americana e na Supercopa do Brasil.

 

FLUMINENSE

 

O atual campeão carioca tem tudo para repetir a boa temporada de 2022. Manteve Fernando Diniz, o craque Paulo Henrique Ganso e o artilheiro Germán Kano. Além disso, trouxe Keno do Atlético-MG para o ataque e Jorge do Palmeiras para a latera-esquerda. Também de olho em competições de maior relevância – começará as disputas da Libertadores e da Copa do Brasil em breve – o desafio do Tricolor no Carioca é conquistar o bicampeonato da competição, que não acontece desde que foi tri em 1983, 1984 e 1985.

 

BOTAFOGO 

 

O Alvinegro de General Severiano terminou a temporada de 2022 celebrando o primeiro ano da SAF e a manutenção na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Satisfeito com a temporada, o clube manteve o técnico português Luís Castro e, embora não tenha ainda anunciado nenhum reforço de maior expressão, fez boas apostas no mercado  com o volante Marlon Freitas e o zagueiro equatoriano Segovia, ex-Independiente Del Valle. Outros dois nomes já estão certos: o meia Caio Vitor, ex-Volta Redonda, e o atacante Carlos Alberto, ex-América-MG.

 

VASCO

 

O título carioca não vem desde o bicampeonato em 2015/16, mas o clube entra motivado e esperançoso na competição. De volta à primeira divisão do Brasileiro após amargar dois anos na Série B e turbinado com o dinheiro da SAF, contratou o atacante Pedro Raúl, melhorou outros setores do elenco e trouxe Mauricio Barbieri, de auspiciosa passagem pelo Bragantino, para ser o treinador. O resultado dessa equação ainda é uma incógnita, mas o clube de São Januário ensaia uma temporada promissora e nada como começá-la voltando a ser campeão estadual.

 

DEMAIS EQUIPES

 

Audax Rio, Bangu, Resende, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Madureira, Portuguesa e Boavista são os outros clubes da competição. A expectativa maior fica por conta de uma melhor campanha do tradicional Bangu, penúltimo em 2022 e do que Nova Iguaçu, quinto colocano no ano passado, e Portuguesa, terceira em 2021 farão. É bom lembrar que, do quinto ao oitavo colocado há a chance da conquista da Taça Rio, vencida em 2022 pelo Resende.

 

REGULAMENTO

 

Pela terceira vez consecutiva, os 12 clubes disputam um turno, que vale o título da Taça Guanabara. Deste turno, os quatro primeiros se classificam para as semifinais, em jogo único, e os vencedores disputam as finais, em duas partidas. Como já foi explicado acima, o título da Taça Rio será disputado do quinto ao oitavo colocado do turno único. Apenas o último colocado será rebaixado.

 

PRIMEIROS JOGOS

 

Após o jogo desta quinta-feira, a primeira rodada será disputada a partir de sábado. Confira quem estreia contra quem.

Sáb (14/1) – 18:00 – Vasco x Madureira – São Januário
Sáb (14/1) – 15:30 – Nova Iguaçu x Volta Redonda – Janio Moraes
Sáb (14/1) – 16:00 – Resende x Fluminense – Raulino de Oliveira
Dom (15/1) – 18:00 – Flamengo x Portuguesa – Maracanã
Dom (15/1) – 16:00 – Botafogo x Audax Rio – Raulino de Oliveira
Dom (15/1) – 15:30 – Boavista x Bangu – Elcyr Resende

 

Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.